what is humane focuswhat is humane focus

Humane Focus é um projeto de fotografia humanitária com enfoque na criação de narrativas visuais (Visual Storytelling) recorrendo à fotografia e/ou ao video para “tornar visíveis” as mudanças e o impacto social de projetos e programas de intervenção social na vida das pessoas.

O Humane Focus nasceu da convicção de que a fotografia, a imagem, pode ter um papel importante na comunicação de ONGs, Fundações, Programas, Instituições Públicas e Privadas sobre os seus projetos e programas de intervenção social. A utilização destas ferramentas visuais ainda está muito aquém do desejável no setor social e este projeto tem a ambição de contribuir para melhorar esta área do trabalho dos que trabalham para a criação de inovação e impacto social.

O projeto nasce da experiência de mais de 20 anos de intervenção social e de um conhecimento profundo da intervenção social em Portugal e Internacional do seu criador (Paulo Teixeira) e da sua paixão pela fotografia. O projeto Humane Focus é a reunião de Missão, trabalho e paixão de alguém que acredita que a mudança social e o impacto social acontecem mas nem sempre são tornados visíveis como se impunha.

O Humane Focus é um projeto que se assume de criação de narrativas visuais de impacto e transformação social (Visual Storytelling for Social Impact) acreditando que da articulação de uma experiência de décadas numa enorme diversidade de públicos e contextos de intervenção social e da paixão e dedicação à fotografia podem surgir as melhores histórias de mudança e transformação.

Queremos mostrar a mudança! Acreditamos que o Humane Focus junta conhecimento sobre as realidades e contextos de intervenção social ao olhar fotográfico atribuindo-lhe a sensibilidade e perspectiva crítica que outros não possuem.

Esperamos que as NGOs, Fundações e outras organizações Públicas e Privadas aceitem o desafio de tornar visível o seu trabalho e acreditem como nós no poder das narrativas visuais e da fotografia como veículo privilegiado para comunicarem o que de maravilhoso acontece na área da intervenção social em Portugal e a nível internacional.

Vamos tornar visível a mudança!
Paulo Teixeira