Serviços

O Humane Focus oferece dois tipos de serviços que podem ser contratados de forma autónoma ou conjunta.

O primeiro é o principal do projeto, a criação de narrativas visuais que, utilizando a fotografia, tornem visível os impactos sociais de programas, projetos e intervenções.

O segundo é a possibilidade de serviços de consultoria e formação (certificada) nas áreas de comunicação, fotografia, vídeo e criação de projetos visuais para profissionais das organizações doadoras ou promotoras de projetos que têm como objetivo criar impacto social.

Visual Storytelling

A ideia deste serviço não é tirar fotografias ao que se passa nos projetos. O objetivo é mostrar, tornar visível o impacto social de programas, projetos e iniciativas. 

Não procuramos apenas criar imagens apelativas em contextos de intervenção social. Criamos narrativas de mudança social que procuram ilustrar a mudança social mas, mais do que isso, possam inspirar outros a promover impacto social.

Os mais de vinte (20) anos de terreno do Paulo dão-lhe a sensibilidade e conhecimento dos contextos de intervenção que possibilitam a criação de produtos visuais realmente únicos e a garantia que toda a recolha de imagens é efetuada com total respeito pela individualidade e dignidade dos destinatários das intervenções.

Neste serviço pode contar com o Paulo para ajudar as organizações a desenvolverem de forma estratégica uma ideia ou conceito a transmitir e tipo de emoções que queremos passar às diferentes audiências.

Todas as grandes causas têm histórias fantásticas que merecem ser conhecidas mas que muitas vezes permanecem na escuridão, o Humane Focus procura alterar radicalmente esta situação.

Queremos contar uma história e uma grande história é mais que um website ou uma série de fotografias, é um laço emocional que criamos com a nossa audiência. A transformação acontece quando a missão das organizações, programas e projetos é internalizada pelas pessoas e estas conseguem visualizar na sua mente de forma clara a transformação promovida na vida dos destinatários das intervenções.

O nosso objetivo passa por ajudar os doadores e promotores de programas e projetos de impacto social a apresentarem o seu trabalho como uma história de mudança, uma narrativa de impacto social de que as audiências se sintam parte integrante. O resultado final do trabalho do projeto Humane Focus pode assumir vários formatos finais que dependerão dos objetivos das organizações.

Acreditamos que toda a missão e visão, seja de programas, projetos ou organizações deve estar alinhada com uma identidade visual forte e a missão do Humane Focus é ajudar os interventores sociais a construírem essa identidade visual.

Consultoria & Formação

Este serviço tem várias vertentes mas uma linha condutora que é a capacitação de organizações e profissionais na área da comunicação visual.

A consultoria terá uma enfoque inicial na criação de um plano de comunicação e imagem desenvolvido em conjunto com os elementos das organizações e/ou equipas dos programas ou projetos.

Depois de desenvolvido este plano de comunicação, serão definidos os instrumentos a desenvolver e os produtos a concretizar.

Associado a este serviço de consultoria de comunicação o projeto Humane Focus oferece a hipótese aos seus clientes de terem ações de capacitação/formação na área da fotografia e do vídeo.

As ações de qualificação/formação podem assumir diversas formas, desde workshops de curta duração a ações de formação de curta, média ou longa duração. Todas estas ações devidamente certificadas.

Esta vertente formativa tem por base a consciência de que nem sempre é possível ter um fotógrafo no terreno e muitas das imagens que são utilizadas em redes sociais e outros contextos são recolhidas pelos profissionais das organizações. A capacitação destes profissionais pode ter um impacto elevado na imagem dos projetos e das organizações que os promovem

Este serviço no âmbito do projeto Humane Focus tem como objetivo central dotar as organizações e as suas equipas de ferramentas que lhes permitam produzir materiais de comunicação e divulgação de maior qualidade, promovendo a coerência entre a qualidade real dos serviços prestados às comunidades e os instrumentos que divulgam esses mesmos serviços e os seus resultados.

Temos um programa de formação e/ou mentoring que não só transmite os conceitos básicos sobre a recolha de fotografia e vídeo como ensinará como os editar e organizar para contarem de forma cativante a “história” que as organizações querem divulgar.

As ações de formação e/ou mentoring terão dimensão  teórica e prática e garantimos que no final do processo, os conteúdos multimédia que as organizações podem utilizar no seu website, newsletters, redes sociais e outros meios sofrerão um salto qualitativo significativo.