Leiria Sem Tecto – Retratos da Invisibilidade

16 Julho 2017

Leiria sem Tecto -  Retratos da Invisibilidade

Este foi um trabalho duro e intenso. Quando a Inpulsar, uma organização que conheço há muito tempo e com trabalho de relevo em Leiria, me desafiou para documentar os espaços, melhor...alguns dos espaços, em que "vivem" pessoas em situação de sem-abrigo em Leiria, não estava completamente preparado para o que fui encontrar.

O que vi foram, na generalidade, pessoas que vivem em condições indiscritíveis e inaceitáveis. Recolhi muitas fotos e por opção não foram as mais chocantes as escolhidas para a exposição que realizámos nem para o vídeo que a acompanhou pois considerámos que estas, pela sua natureza gráfica, poderiam não ser as mais indicadas para o contexto de discussão técnica e ponderada que desejávamos na tertúlia que teve lugar com a inauguração da exposição.

Optou-se por não fotografar rostos e pessoas mas antes os sinais de que ali viviam pessoas. Também por opção só a foto do interruptor está a preto e branco pois este ao ser "ligado" dará luz ao problema (daí todas as outras fotos da exposição serem a cores. 

As fotos são aqui apresentadas na ordem em que foram expostas. 

Só por curiosidade, a maioria das fotos foram tiradas em condições de luz muito complicadas e quase sempre tive que recorrer a uma pequena luz led...mesmo assim tive que utilizar ISOs de 3200 ou superiores.

Espero que gostem!

Paulo

nota: todas as fotos tiradas com equipamento Fujifilm (X-Pro2, X-T2 e X100F)